Solda com saber | 06 Maio 2020

Afinal: como funciona o processo de soldagem?

Ela está por toda a parte: na construção naval, na ferroviária e na aeronáutica, nas indústrias e, até mesmo, naquele projeto mais simples do nosso dia a dia. A versatilidade da solda é assim mesmo: tão grande que já conseguiu chegar até em vidros e plásticos. 

Que a solda é uma operação que liga um metal a outro através de um superaquecimento todo mundo sabe. Mas, o que a maioria desconhece é que existem técnicas de soldagem específicas para isso. 

Fatores como forma, tipo de material, espessura e geometria, por exemplo, são levados em conta, assim como o objetivo esperado com o trabalho, dependendo daquilo de que você precisa: ela pode tanto fazer ligações super-resistentes (para suportar um número elevado de pesos e pressões) quanto ser utilizada para trabalhos mais delicados (como na singela resistência de materiais eletrônicos).

Além dos equipamentos de proteção (como a máscara de solda e outros itens indispensáveis à saúde do profissional), alguns aspectos que envolvem a segurança devem ser levados em conta: evitar o contato do material superaquecido com o ar atmosférico, ficar atento à remoção de resíduos nas superfícies dos materiais e controlar as variações de fase em cada parte soldada são essenciais ao longo do procedimento.  

No processo de soldagem, as propriedades físicas e químicas do material devem ser preservadas. Isso porque a justaposição das partes exige atenção a detalhes minuciosos, levando em conta a distância suficiente para as ligações químicas entre os seus átomos. O ideal é evitar contaminantes como sujeira, gordura e outros elementos microscópicos que podem estar no objeto. 

Além da força física, a técnica também envolve a força mecânica ao aproximar a estrutura dos materiais e causar atração atômica por meio de ação, fricção, impacto ou pressão. Por isso, há diferentes tipos de soldagem que são classificados de acordo com a intensidade da fonte de energia ou natureza da união.

Nesse contexto, independentemente do projeto, a Boxer oferece as melhores máquinas para profissionais, hobbystas e indústrias, buscando atender a parâmetros que cada área necessita para desempenhar os trabalhos com maestria. 

Solda com a Boxer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *