Quem pretende ingressar no mercado de soldagem vai se deparar com um cenário amplo. Com várias áreas de atuação para um soldador.

O profissional qualificado pode trabalhar em segmentos como o petrolífero, petroquímico, metalúrgico em geral, indústria naval, construção civil e no de papel e celulose.

Como se pode ver, o campo de trabalho é diversificado. Essa é uma das razões pelas quais a profissão de soldador vem ganhando espaço. Isso vem acontecendo principalmente entre as opções para quem busca uma formação profissional ou para quem está em processo de transição na carreira. A remuneração varia, em média, de R$ 2.061,00 a R$ 4.480,00.

Esses valores, contudo, podem ser maiores dependendo da empresa e as funções que o empregador requer.

Que tal então nos aprofundarmos um pouco mais no tema sobre as áreas de atuação do soldador?

 

Na indústria do petróleo há cursos específicos

No ramo petrolífero, o soldador tem várias possibilidades de atuação. Visto que pode trabalhar em plataformas, refinarias, na fabricação e montagem de dutos. Também podendo atuar ainda na pré-montagem da tubulação e em reparos de solda em geral. As funções incluem realizar cortes de peças metálicas, soldas diversas em aço carbono e inox, chapas e equipamentos, além de furos.

Os processos de soldagem utilizados são com eletrodo revestido, TIG, MIG/MAG, oxigás, arco-submerso, brasagem e plasma.

No caso da atuação em plataformas, o soldador normalmente precisa trabalhar “embarcado”. Ou seja, passa longos períodos dentro da plataforma e sem retornar para casa.

Há exigência do curso técnico que permite exercer a profissão de soldador. No caso de trabalho em alto mar, outros três cursos complementares podem ser necessários de acordo com a empresa.

  • IRATA: Permite que a pessoa faça o percurso até a plataforma em segurança.
  • HUET: Treinamento de Escape de Aeronave Submersa para o caso de acidentes.
  • CBSP: Curso Básico de Segurança de Plataforma com técnicas de vivência e sobrevivência embarcado.

 

Resultado de imagem para industria do petroleo

 

No setor petroquímico, trabalho em campo

No segmento petroquímico, o soldador atua não apenas na montagem de equipamentos, como também nas linhas de transporte nas plantas petroquímicas.

A soldagem de tubulações é uma atividade complexa, o que torna a qualificação do profissional algo ainda mais importante, praticamente essencial. Normalmente é feito pelo sistema de soldagem TIG orbital, que alia produtividade e qualidade no serviço final.

Como boa parte do trabalho é realizada em campo. O soldador tende certamente a optar pelas modernas inversoras de solda para a realização dos serviços. Uma vez que esses equipamentos são portáteis e potentes o suficiente para realizar a soldagem de forma eficiente.

 

Resultado de imagem para setor petroquimico

 

Metalurgia tem soldador como primordial

No ramo da metalurgia, a função do soldador é primordial.

Como as metalúrgicas trabalham diretamente na construção de estruturas metálicas, o processo de soldagem é rotineiro para a produção de novas peças e também para a manutenção. A fabricação normalmente se dá em ambientes fechados, mas também pode ser feita em campo.

Neste segundo caso, atualmente acontece com a utilização de equipamentos modernos e portáteis. De modo que podem ser transportados com facilidade e utilizados em altura.

 

Resultado de imagem para metalurgia

 

Indústria naval possui diversidade de processos

Na indústria naval, especificamente em um estaleiro, que é o local onde os navios são construídos e reparados, a função do soldador tem uma grande importância. A soldagem é peça-chave na montagem dos equipamentos que, juntos, vão construir os navios. Vale destacar que o processo requer uma escolha minuciosa dos equipamentos. Esses que serão empregados considerando características geométricas, químicas e físicas das peças que serão trabalhadas.

Na indústria naval, processos diversos são utilizados para fabricação, reparos e manutenção dos equipamentos. Incluindo peças desgastadas e aplicação de revestimentos, entre outras ações.

 

Imagem relacionada

 

Peculiaridade da indústria naval

O segmento possui ambientes com processos complexos, já que exigem procedimentos específicos quanto à solda aplicada. Isso se dá porque o trabalho envolve diferentes tipos de metais e diversas aplicações. Em comum, o fato de que todos eles exigem alta qualidade para reforçar a sua durabilidade. Isso porque sofrem muito com o desgaste ao longo do tempo.

Por certo, esse trabalho também requer do soldador habilidades extras. Para isso, os profissionais precisam investir em qualificação por meio de especializações voltadas a atender o segmento.

 

Resultado de imagem para industria naval

 

Campo amplo na construção civil

O processo de soldagem na construção civil é amplo e são várias as opções de atuação para o soldador. Algumas aplicações merecem ser destacadas, como a solda de estruturas metálicas. Construção dos perfis, emendas de vigas, pilares e construção dos nós rígidos na ligação das vigas com os pilares são algumas ações.

Nas estruturas de concreto armado, o soldador pode atuar na construção das emendas de barras de aço, nas estruturas de concreto pré-moldado e na execução de detalhes construtivos especiais. O soldador também atua com estruturas mistas de aço-concreto fazendo a ligação dos conectores nas vigas mistas em pontes ou viadutos.

Quem decidir trabalhar com soldagem na construção civil precisa saber que vai atuar principalmente com os processos de solda a arco elétrico e solda por resistência elétrica com pressão.

 

Resultado de imagem para construção civil

 

Várias opções para quem quer ser soldador

Agora você já sabe que são várias as áreas nas quais um soldador pode atuar. É preciso, contudo, se qualificar para a função por meio de curso técnico. Visto que em algumas posições, é preciso obter outras formações que forneçam conhecimentos específicos.

 

E aí, já sabe em que área pretende se especializar e trabalhar? E você, que já atua, compartilhe suas experiências sobre o mercado de soldagem com quem pretende iniciar uma nova carreira.