Você decidiu entrar para o mercado da solda buscando uma nova profissão ou simplesmente precisa de um equipamento para pequenos reparos.

Provavelmente você se deparou com uma pergunta: Qual a melhor máquina de solda para um iniciante?

Vamos ajudá-lo apresentando parâmetros baseados no uso desses equipamentos. A fim de que você descubra qual o melhor caminho de acordo com sua necessidade atual.

Antes de mais nada, é preciso mantermos em mente que você ainda não adquiriu a experiência de um soldador profissional e que toda ajuda que tiver será bem-vinda. Até que reúna a qualificação necessária para realizar processos corriqueiros como abertura de arco e finalizar um cordão de solda com perfeição. Por isso, a primeira dica é investir em tecnologia. E, neste aspecto, as inversoras de solda são a melhor opção.

 

Multitarefa

Neste momento, você não busca uma máquina que seja capaz de realizar um trabalho específico. Lembre-se que você ainda está iniciando o seu ciclo profissional. Neste caso, uma máquina que tenha a capacidade de realizar múltiplas tarefas pode ser a mais indicada. Tanto na indefinição sobre o que você pretende atender como nas possibilidades de desenvolvimento nas formas de solda que existem.

O mercado já disponibiliza inversoras de solda que são capazes de soldar qualquer tipo de eletrodo. Seja ele E7018, ferro fundido, aço inox, alumínio ou até mesmo o “temido” E6010. E, de quebra, ainda realizar a soldagem TIG de raspagem para aço carbono e inox (metais ferrosos).

 

Regulagem simplificada

Uma outra dica importante na hora de definir qual a melhor máquina de solda para um iniciante é pensar na praticidade que um display digital pode oferecer na hora de regular a potência do equipamento. Com ele fica mais simples utilizar os indicadores de regulagem pela bitola do eletrodo e conseguir assim encontrar a amperagem perfeita.

 

Imagem relacionada

 

Força extra com inteligência

Como em todas as profissões, alguns processos da soldagem só vão se tornar mais simples com a experiência adquirida. Isto é, realizar a abertura do arco e evitar que o eletrodo grude e cause prejuízo, exigem habilidade do soldador. Mas a tecnologia também pode dar uma força nesses casos.

Na hora de escolher qual a melhor máquina de solda para um iniciante, outra dica é buscar pelas mais “inteligentes”.

 

O que elas podem fazer

No mercado, há equipamentos capazes de entender, por exemplo, que a peça a ser soldada está levemente suja. Ou enferrujada, e automaticamente aumentar a corrente de soldagem para assegurar a abertura do arco com perfeição.

Há inversoras que são capazes de detectar, que o eletrodo está prestes a grudar na peça. Como resultado, acaba enviando uma força extra de corrente para evitar que isso aconteça. Também garantindo estabilidade e suavidade a um cordão de solda macio. Com o serviço concluído, o equipamento é capaz de reduzir a potência. Assim, evitando que o eletrodo grude no final e todo o processo.

 

Capacidade de trabalho

Para quem trabalha com soldagem, seja profissionalmente ou para trabalhos particulares. Se depara com o chamado ciclo de trabalho. Ele nada mais é do que o cálculo que se deve levar em consideração para o uso do equipamento. Normalmente, ele vai variar de 30% a 60%. Ou seja, dependendo da máquina, em um intervalo de dez minutos, você pode usá-la de 3 a 6 minutos e terá que deixá-la em descanso por um período de 4 a 7 minutos, dependendo da potência. Clique aqui para acessar a calculadora de clico de trabalho.

Lembrar disso no início não é tão simples. Vale então a dica de procurar por máquinas que tenham a capacidade de soldar um determinado tipo de eletrodo sem parar. Assim, você pode se concentrar apenas na soldagem. Afinal de contas, já há muito com o que se preocupar em busca de um cordão perfeito.

 

Mobilidade é importante

E é por isso que as inversoras de solda são a melhor alternativa para quem vai comprar sua primeira máquina de solda.

Leves e ergonômicas, elas são a principal sugestão para quem precisa realizar reparos fora da oficina. Algumas são capazes de operar com extensões de até 30 metros e também receber alimentação por geradores.

 

Resultado de imagem para flama boxer soldas display

 

Qual a melhor máquina de solda para um iniciante

A melhor resposta para essa pergunta é procurar um equipamento que tenha sido projetado para encarar qualquer tipo de trabalho. Isso inclui:

  1. Que tenha tecnologia inovadora.
  2. Que seja capaz de auxiliar processos de forma inteligente, como facilitar a abertura de arco e impedir que os eletrodos grudem na peça.
  3. Que possa soldar qualquer tipo de eletrodo.
  4. Que opere sem parar, ou seja, sem se preocupar com ciclo de trabalho.
  5. Que possa ser levada para qualquer lugar.
  6. Que possa ser operada à distância da fonte de energia.

Se tudo isso puder ser aliado a uma marca de confiança, melhor ainda. No mercado você pode encontrar, por exemplo, máquinas com até 15 meses de garantia. Uma tranquilidade a mais para quem está começando. Certo?

 

Se você gostou desse post, compartilhe conosco a sua opinião!

 

site boxer soldas