Boxer

Tudo Sobre Processos de Soldagem Industrial

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]
5 de julho de 2024

Quando entramos no assunto soldagem industrial estamos falando de processos que não apenas garantem a integridade estrutural de produtos e construções, mas também contribuem significativamente para a eficiência e a produtividade em setores como naval, automotivo, aeroespacial e muitos outros. 

Desde a fabricação de pequenos componentes até a construção de grandes estruturas, a soldagem industrial oferece a precisão e a força necessárias para atender às rigorosas demandas do mercado – e é sobre isso que falaremos no artigo de hoje.  

O que faz um soldador industrial? 

Responsável por atuar desde a preparação do material a ser soldado à seleção da técnica de soldagem mais adequada para a situação, o soldador industrial deve ser capaz de interpretar desenhos técnicos e os requisitos exatos da soldagemo que inclui a identificação de medidas precisas, tipos de juntas e os métodos de inspeção necessários para garantir a qualidade. 

Quais são os tipos de solda industrial? 

Solda MIG/MAG 

A solda MIG/MAG é uma técnica de soldagem a arco elétrico, que possui um arame como consumível e um gás de proteção para evitar a oxidação e outras impurezas na solda.

É considerada uma das melhores opções no meio industrial por sua versatilidade e agilidade de produção quando comparada com outras técnicas. 

Solda TIG 

No meio industrial, a solda TIG ou GTAW é comumente usada para unir componentes de estruturas de alumínio e titânio, partes de motores e sistemas de combustível, por exemplo. 

Esse processo utiliza um eletrodo de tungstênio responsável por criar um arco elétrico que aquece o metal base, enquanto um gás inerte protege a área de soldagem contra a contaminação atmosférica.

Solda com Eletrodo Revestido

No processo de soldagem com eletrodo revestido, um arco elétrico é criado entre o eletrodo e a peça de trabalho, aquecendo e fundindo ambos para formar a solda.

Para a indústria, podemos dizer que esse processo é extremamente versátil visto que pode ser utilizado em uma ampla gama de metais, em aplicações industriais como construção de edifícios e pontes, fabricação de equipamentos pesados e tubulações. 

Equipamentos essenciais para solda industrial 

A indústria demanda agilidade, robustez e eficiência energética. Os equipamentos de solda da Boxer se destacam em todos esses quesitos, com soluções inovadoras que garantem maior produtividade e redução de custos operacionais. Confira abaixo nossas linhas de máquinas de solda industrias projetadas para atender às exigências mais rigorosas do setor:

Linha HARDMIG

Potência, economia e eficiência para solda MIG/MAG industrial pesada: a linha de máquinas de solda HARDMIG conta com inversoras disponíveis em diferentes voltagens, com várias funções indicada para indústrias de alta produtividade. São elas: Anti Stick, Arc Force, Burn Back, Hot Start e mais. 

Linha ALUMIG

Tecnologia MIG Duplo Pulsado para soldagem industrial de alta qualidade: as máquinas de solda da linha ALUMIG foram feitas para projetos que demandam um acabamento perfeito e sem resíduos. Com funções especiais como Arc Force, Burn Back, Hot Start, MIG Pulsado, elas se destacam pelo seu desempenho e eficiência na indústria.

Linha MIGFLEX

Versatilidade e custo benefício para indústrias: a MIGFLEX é uma linha de máquinas de solda compactas, capazes de trabalhar o dia todo sem parar. Possui funções como Hot Start, Arc Force, Anti Stick e muito mais para oferecer economia e eficiência no cenário industrial. 

Linha de Robôs de Solda

Configure e solde em menos de 60 minutos: robô soldador que inclui máquina de solda MIG/MAG, braço robótico, tochas e consumíveis. Opções de fontes MIG/MAG e MIG/MAG Pulsado disponíveis com as facilidades da robótica colaborativa com todas as características industriais que uma linha de produção precisa. 

Conheça as linhas de máquinas industriais da Boxer Soldas 

Seja para soldagem MIG, TIG ou com eletrodo revestido, a Boxer oferece soluções que atendem às necessidades específicas de cada aplicação, tudo com a mais alta tecnologia do mercado.

Além de produtos robustos, contamos com suporte técnico distribuído por todo o Brasil para garantir o máximo de agilidade e flexibilidade que a indústria demanda. Entre em contato conosco pelo formulário abaixo e saiba como podemos ajudar a elevar a qualidade e a produtividade da sua operação de soldagem industrial!

Produtos

Máquinas
ELETRODO REVESTIDO (MMA)
TOUCH 145 BV
TOUCH 145 220V
TOUCH 150 BV
FLAMA 161 BV
FLAMA 201 BV
FLAMA 221
DURAMAX 285
DURAMAX 325
MIG/MAG (GMAW)

MIGFLEX 160 BV
MIGFLEX 250
MIGFLEX 280
HARDMIG 325 FLEX
HARDMIG 450
HARDMIG 550
ALUMIG 200 DP
QUADMAX 215 BV
TIG (GTAW)

ALUTIG 170 AC/DC
ALUTIG 200 AC/DC
ALUTIG 280 AC/DC
ALUTIG 320 AC/DC
ALUTIG 350 AC/DC
TIGON 160
TIGON 220
TIGON 225P
TIGON 320P
CORTE PLASMA (PCA)

HARDCUT 52
HARDCUT 52 AIR
HARDCUT 82
HARDCUT 122

GOIVAGEM

DURAMAX 630
DURAMAX 1250

SOLDA ROBOTIZADA
Acessórios
ANTIRRESPINGOS
ANTIRRESPINGO SPLASH CLEAN ANTIRRESPINGO SPLASH PRO ANTIRRESPINGO SPLASH PLUS
ARAMES

ARAME TUBULAR AUTO PROTEGIDO 0.8 MM 1 KG
ARAME SOLDA MAG 0.8 MM 5 KG

ESQUADROS MAGNÉTICOS

ESQUADROS MAGNÉTICOS 12 KG
ESQUADROS MAGNÉTICOS 25 KG

GARRAS DE ATERRAMENTO

GARRA DE ATERRAMENTO 300A
GARRA DE ATERRAMENTO 500A
GARRA DE ATERRAMENTO FUNDIDA 300A

REGULADORES DE GÁS

REGULADOR DE GÁS ARGÔNIO 10
REGULADOR DE GÁS OXIGÊNIO 10
REGULADOR DE GÁS ACETILENO 10
REGULADOR DE GÁS CO2 10
REGULADOR DE GÁS ARGÔNIO 12

Consumíveis
ANTIRRESPINGOS
ANTIRRESPINGO SPLASH CLEAN ANTIRRESPINGO SPLASH PRO ANTIRRESPINGO SPLASH PLUS
ARAMES

ARAME TUBULAR AUTO PROTEGIDO 0.8 MM 1 KG
ARAME SOLDA MAG 0.8 MM 5 KG

EPI's
MÁSCARAS DE SOLDA

SPECTRA 360
SPECTRA 180
OPTIARC 120
OPTIARC 90
OPTIARC 70
BS 120
BS 90
DEDAL PARA SOLDA
Tochas
TOCHAS GMAW

BX 501W
BX 36
BX 26
BX 24
BX 15
M1
M2
M3
M4
M5
TOCHAS GTAW

TIG17V

TIG26G

Combos
COMBO BOXER
TOUCH 145 BV + OPTIARC 70