Eficiência é uma das principais necessidades quando tratamos de soldagem industrial, e a implementação de um robô de solda pode ser a chave para solucionar gargalos em otimização de tempo e mão de obra.
Mas com a variedade de empresas que apresentam soluções incompletas, fica a questão: realmente vale a pena investir na solda robotizada? E essa tecnologia tem o potencial de se tornar a principal substituta da mão de obra humana?
Hoje te convidamos a conhecer mais lados dessa inovação que revoluciona a maneira com que indústrias gerenciam seus processos, e possui vantagens que vão além da melhoria operacional. Confira!
Antes de tudo, o que é um robô de solda?
O robô de solda é uma tecnologia projetada para realizar tarefas de soldagem de maneira automatizada e precisa. Essa solução é composta por um braço robótico, um alimentador de arame, uma tocha de solda e uma fonte de energia.
A solda robotizada traz benefícios significativos para linhas de produção, e entre suas diversas vantagens podemos citar o aumento expressivo de rendimento, sem precisar de mais mão de obra, e a redução de erros dentro de um projeto, o que garante mais segurança para colaboradores e menos desperdício de materiais.
Como funciona o robô soldador?
O robô de solda opera por meio de uma programação específica, contando com o apoio de sensores avançados, visão computacional e movimentos coordenados para realizar a soldagem automática de peças.
Apesar de parecerem complexos, os equipamentos de solda robotizada podem ser facilmente programados por um operador especializado. Hoje também existem soluções como o B5 00R da Boxer, que pode ser configurado por qualquer soldador após um rápido treinamento.
A solda robotizada vale a pena?
Investir em um robô de solda exige uma análise profunda sobre fatores como produção, volume de trabalho, complexidade das tarefas e recursos disponíveis.
Apesar das vantagens como otimização de recursos e diminuição geral de custos, é importante ter ciência de que a maioria das soluções de robôs de solda no mercado opera por meio de um modelo de integração.
Isso quer dizer que diferentes componentes, como a máquina de solda, a tocha e o braço robótico, são fornecidos por marcas distintas e, portanto, são peças independentes na solução final, o que pode representar um desafio significativo no futuro.
Mas afinal, robôs de solda substituem os soldadores humanos?
Hoje a tecnologia robótica não tem potencial ou intenção de substituir a mão de obra humana, mas sim complementá-la.
A existência dos robôs de solda oferece novas oportunidades na rotina e carreira de soldadores, já́ que com a necessidade de operadores qualificados para supervisionar e programar esses sistemas avançados, a área de soldagem ganha em valor e reconhecimento.
Fora isso, ao robotizar processos de solda é possível reduzir a exposição desses profissionais a tarefas perigosas, que muitas vezes ocasionam acidentes como danos aos olhos e lesões na pele.
Utilize os robôs de solda para otimizar sua indústria
Ao contrário de outras opções do mercado como comentamos acima, o B5 00R da Boxer é uma solução 360º: garantimos máquina de solda, braço robótico, tochas e consumíveis em um só pacote, além da excelência do nosso atendimento tanto no processo de instalação e programação quanto no suporte técnico.
Se você está em busca de elevar a eficiência da sua cadeia produtiva, agende já uma demonstração preenchendo o formulário abaixo!