Profissional | 01 jun 2020

8 Dicas Para Se Tornar Um Soldador Reconhecido No Mercado

Como se tornar um soldador reconhecido no mercado, num mundo cada vez mais competitivo? Basta pensar que no momento em que o consumo se volta para o essencial, algumas profissões vão se destacando como necessárias em nossas vidas.

Uma delas é o soldador. Se duvida, tente ficar sem seu celular, carro, aparelhos eletrônicos, elevador…

Alguns até chamam de arte a técnica de soldar, mas o fato é que não basta só gostar. Se você quer se destacar neste mercado, precisa se preparar. Quer saber como? Leia e confira.

PARA SE TORNAR UM SOLDADOR RECONHECIDO NO MERCADO, ESTUDE

Para ser um soldador, não é necessário um curso superior ou universitário. Por ser uma profissão técnica muitos acabam aprendendo na prática, o que não quer dizer que não precise se preparar.

A primeira dica para você ser um soldador de sucesso é investir em cursos, se especializar e assim sair na frente e se tornar um profissional requisitado pelo mercado.

INVISTA EM CERTIFICAÇÃO TÉCNICA

Como falamos acima, por melhor que você seja na prática, para ser contratado por uma empresa renomada ou ter o devido reconhecimento, é preciso que possua uma certificação técnica em soldagem.

A boa notícia é que existem várias instituições de ensino preparadas para capacitar o profissional, que além de técnicas de soldagem e de corte mais usados na indústria, elas ainda ensinam o profissional como prestar suporte técnico à preparação das atividades e assessorar a elaboração de projetos de componentes e equipamentos.

Conhecimento dos procedimentos, normas técnicas, de qualidade, de saúde e segurança e de meio ambiente, também fazem parte deste pacote.

PRATIQUE

Estude sim, mas não deixe de praticar. Só assim você poderá se transformar num exímio profissional. Ao escolher os cursos, dê preferência para o que possuem treinamento prático, desta forma você poderá aprimorar suas habilidades a ponto de executá-las em escala industrial. Em outras palavras: não pare de soldar!

RESPEITE ÀS NORMAS DE SEGURANÇA

O conhecimento das técnicas, normas e diretrizes de segurança, diferenciam o amador do profissional. Aprenda e use os equipamentos para fazer soldagem com segurança, como o uso dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). E antes de começar a soldar, procure conhecer as formas corretas de manusear os equipamentos.

Executar seu trabalho de forma segura o torna responsável e passa credibilidade.

CONCENTRAÇÃO

Falando agora sobre habilidades, umas das necessárias para ser um bom soldador é a concentração. Para realizar um excelente trabalho o soldador deve ser minucioso e atento aos pequenos detalhes durante cada estágio da solda. Além disso, precisa ser paciente, já que deve se manter focado por horas.

ATENTO ÀS INOVAÇÕES

Boxer Soldas dicas para se tornar um soldador reconhecido no mercado

É muito importante estar atento às mudanças, não só no que se refere as novas tecnologias de soldagem, como também às tendências de consumo. Como em outras áreas, na soldagem manter-se atualizado é algo valioso em um mercado cada vez mais influenciado pela Indústria.

RACIOCÍNIO LÓGICO

Algumas pessoas buscam trabalhos manuais acreditando serem mais fáceis por não exigirem tanto o raciocínio. Felizmente estas pessoas não são soldadoras, porque neste meio é sabido que para se destacar é preciso pensar no todo. Não basta simplesmente soldar uma peça, mas entender a que conjunto ela pertence e principalmente, onde sua ação pode interferir.

DICAS DE CURSOS

Para aqueles que querem começar a se preparar já, saibam que se ainda estiver cursando o ensino médio e pensa seguir a profissão de soldador, pode procurar por cursos de aprendizagem industrial, como os oferecidos pelo Senai, por exemplo.

Agora se você já terminou o ensino médio a dica é procurar um curso técnico com formação em soldagem, que possui uma carga horária maior, e onde é possivel aprender toda parte teórica e prática das técnicas de soldagem.

Procure em sua cidade um curso que melhor atenda as suas necessidades e se torne um profissional capacitado para o mercado.

Gostou das dicas? Se você já é um soldador reconhecido no mercado, compartilhe sua experiência: deixe um comentário.

E já sabe: Solda com a Boxer!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *